Instituto Conde Koma homenageia ícones das Artes Marciais no Rio de Janeiro

Os homenagedos pelo Instituto Conde Koma
 
No último domingo, dia 12 de fevereiro de 2023, o Instituto Conde Koma homenageou mais de 80 Mestres e Grão Mestres das artes marciais, além de diversas autoridades e personalidades que apóiam o esporte em geral. 
Essa é a terceira edição da outorga da Faixa Honorífica Conde Koma que acontece no Rio de Janeiro, das cinco que aconteceram até agora no Brasil.
O evento é realizado pela Comissão Internacional de Honrarias às Artes Marciais do Instituto Internacional Conde Koma. 
O evento outorgou dessa vez, cinco imensuráveis Prêmios Internacionais:
– A Faixa Vermelha Honorífica Conde Koma, todavia, a maior homenagem contemporânea Laurel da história do Jiu-Jitsu mundial.
– A Comenda Martial Arts, em suma, reconhecendo o trabalho árduo dos homenageados em prol das artes marciais.
– Comenda do Mérito e Apoio ao Esporte, todavia, aos empresários do 3º setor que apóiam os esportes.
– A Comenda do Esporte e Recreação, em suma, destinada aos dirigentes de Associações, Federações e outros ligados a Eventos Esportivos.
– Menção Honrosa, por fim, outorgada a todos os atletas e personalidades que apóiam o esporte no geral.
 
Esclarecimento
O  presidente do IICK, mais uma vez deixou bem esclarecido que, a FAIXA “HONORÍFICA” CONDE KOMA como o próprio nome já diz, é uma honraria. Concedida, por sua vez, à atletas, professores e figuras ilustres das Artes Marciais, em reconhecimento a seus méritos na evolução e disseminação de seus trabalhos pelo Mundo. Ela simboliza e homenageia o grande mestre Mitsuyo Maeda, mais conhecido como Conde Koma.
Numa solenidade inédita, realizada na Mansão dos Comendadores (Maison Branche) na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, mais de 80 Mestres, Grão Mestres e personalidades lá reunidos,  receberam suas homenagens na presença de mais de 200 espectadores. 
A comissão fez uma homenagem especial ao anfitrião GM Comendador Farid Hanni e sua filha, a magnífica Coach Andréia Darocha pelo apoio de sempre ao Instituto.
Primeiramente o mestre de cerimônia e Vice Presidente do Instituto, GM João Dias Ferreira, abre os trabalhos, pedindo a todos os Mestres e Grão Mestres para se posicionarem para uma foto oficial do evento. Em seguida, todos tomam os seus lugares para ter início a cerimônia, com a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Faixa Honorífica Conde Koma
Posteriormente, os Grandes Mestres João Carlos Austregésilo de Athayde, Fernando Pinduka, João Alberto Barreto e José Higino Nunes, recebem das mãos do GM Reinaldo Dutra, presidente do instituto, a Faixa Honorífica Conde Koma. Em seguida, os quatro Grão Mestres recebem, também, a Comenda Martial Arts e uma Menção Honrosa. 
No mesmo instante o GM Athayde recebe o reconhecimento do 10º Grau pelas federações CBJJI, CBJJB e ABIMJJ.
O GM Otávio de Almeida Junior, presidente da FPJJ, que também iria receber sua Faixa Honorífica e Comenda Martial Arts, na véspera do evento, contraiu “Covid 19” e infelizmente não pode estar presente. Durante o evento, também tivemos a honra de assistir a homenagem, ao ilustríssimo senhor Cláudio Bonfim de Castro e Silva, governador do Estado do Rio de Janeiro.
O GM Francisco José Mansor, junto ao GM João Rezende de Souza Filho, na impossibilidade da presença do GM Carlos Robson Gracie, conselheiro do IICK, faz as honras e coloca as faixas honoríficas nos Grão Mestres homenageados.
 
Entrega das Comendas
Nesse ínterim, o presidente do IICK Reinaldo Dutra, auxiliado pelo GM Carlos Aberto dos Santos Dias e do Professor Fábio Rogério Silveira Gonçalves, entregam as Comendas do Esporte e Recreação aos ilustres: GM Djalma José Campos (LBLA), GM Luis Carlos Guedes de Castro (ABIMJJ), Mestre Gustavo Raymundo Souza (FJJP), Silvio Pereira (FERJII), Carlão Barreto (UFC), Mestre Careca, Mestre Giba, Andréa Darocha, Dr Anderson Nascimento (HAPVIDA), Dr. Ronaldo José dos Santos e Dr Marcelo Domingues de Castro e Silva, Rogério Gavazza (CBJJO), Fábio Amador Bueno e Elaine Bueno (Editora Bueno).
Juntamente com o GM Rezende, o Professor Rafael Reis entrega a Comenda do Mérito e Apoio ao Esporte ao Dr Aloysio Maria Teixeira Filho. 
Tivemos também o privilégio de entregar uma Menção Honrosa ao Mestre Álvaro Mansor (Diretor de Arbitragem da CBJJ), Rosa Maria Fadda e Renan Fadda (filha e neto do saudoso GM Oswaldo Baptista Fadda).
 
Imortais da Ordem Conde Koma
No mezanino da Mansão dos Comendadores, encontra-se uma suntuosa mesa com 22 lugares, onde tomam assento 21 escolhidos como os Imortais da Ordem Conde Koma. Na cabeceira principal, a cadeira simbolizando o lugar do GM Matsuyo Maeda, o Conde Koma.  
Só haverá a escolha de um novo Imortal, quando ocorrer a morte ou a desistência de um dos titulares das demais cadeiras.
 
Homenagens Especiais
No evento, tivemos a oportunidade de assistir a entrega da Menção Honrosa e da Comenda da Saúde e Estética ao Dr Marcelo Parseghian, Dr Daniel Dias Machado e Dra. Kiss Cunha, pelos trabalhos prestados e apoio aos atletas em geral.
 
 
Homenagens Póstumas
 
Tivemos o orgulho e a oportunidade de assistir a entrega da Faixa Honorífica Conde Koma (In Memoriam) e da Comenda Martial Arts (In Memoriam) ao nosso inesquecível campeão Leandro Lo, e também aos Grandes Mestres Osvaldo Alves e Chandú.
 
Instagram: @institutocondema
Instagram: @reinaldodutraoficial
 
 
  Reinaldo Dutra e os homenageados
  Entrevista para a EGO TV
 
 
 
 
Coluna: Renato Abate
Contato: renatojornal1@yahoo.com.br
Instagram : @renato_abate_