Empresária Daniela Lacerda

Empresária Daniela Lacerda diz que mulheres ainda lutam contra preconceitos e discriminações de gênero.
Saiba quem é a liderança feminina que inova no Varejo.
 
Há 8 anos atrás a empreendedora Daniela Lacerda, 31 anos, abria seu primeiro Mercado que nascia ainda como uma simples distribuidora de bebidas, mas com inovação na cidade de Feira de Santana-Bahia pois era a primeira 24 horas. Quando começou seu negócio, não imagina que ele expandiria tão rapidamente tornando-se uma das principais redes Supermercadistas do estado, nem ao menos que seria a grande revelação aos 29 anos da lista Forbes Under 30.
 
Mas o que está por trás da inovação? Garra e determinação da Jovem Empresária e sua total dedicação ao Capital Humano da sua empresa. A mesma que é MBA em Gente e Gestão, conta que não foi somente estudando na faculdade que aprendeu sobre liderança, mas na vivência e dedicação aos negócios, entendendo que “gente” é o mover do sucesso .
 
Podemos dizer que a gestão de pessoas nas organizações se resume ao conjunto de habilidades e estratégias que os responsáveis pelo processo precisam ter para gerenciar os seus colaboradores no envolto coorporativo. Entre as principais características necessárias, estão saber atrair, trabalhar, reter e desenvolver as potencialidades do seu capital humano.
 
Para isso, é preciso saber lidar com situações de conflito dentro de uma equipe, trabalhar com feedbacks responsivos, melhorando a comunicação interna e fazendo com que todos priorizem os objetivos coletivos aos individuais.
 
Além da leveza e produtividade elevada dos colaboradores, Daniela garante que no setor supermercadista é difícil manter mão de obra qualificada e que por este motivo a mesma garante benefícios especiais na rede. Além de contar com psicóloga cuidando da saúde emocional, aulas laborais, premiações e plano de carreira, a mesma, através das suas redes sociais, interage muito com seus quase 700 colaboradores. O endomarketing também é outra característica positiva da rede, os colaboradores participam de ações, propagandas, dancinhas de forma muito ativa, o que engaja relacionamento com o consumidor. Em uma era digitalizada, todas essas iniciativas a fazem estar na frente de seus concorrentes, o que garante na ponta um atendimento diferenciado e de qualidade.
 
A empresa foi a primeira rede regional a ganhar o selo GPTW, o selo Great Place to Work (ótimo lugar para trabalhar, na tradução), é um reconhecimento para as empresas e dá um grande peso para a marca empregadora. A certificação foi criada nos anos 80 e está presente em mais de 53 países avaliando quesitos de um negócio como benefícios, autonomia, clima organizacional, gestão, remuneração, orgulho de fazer parte do negócio, entre outros. A avaliação acontece pelos próprios colaboradores que recebem acesso individual ao portal.
 
Daniela Salienta : “ O colaborador feliz , reluz no cliente satisfeito¨. Os nossos resultados em proatividade, absenteísmo, Turn Over são diferentes de outras redes supermercadistas. Aqui o colaborador tem orgulho de vestir a camisa, de ser “Corujeiro”. Cuidar de pessoas, é cuidar da nossa empresa, afinal, empresas são feitas de pessoas, não adianta ter o melhor software e os melhores equipamentos se não temos como operá-los .
 
Nos supermercados, por exemplo, os índices de turnover destas funções chegam a quase 18% (Associação Brasileira de Supermercados – 2021), a Rede Corujão tem um quadro de média 7%, o que está bem abaixo do esperado. Para resolver um problema de forma efetiva, é preciso atuar diretamente na causa. Porém, antes de mais nada é importante que você identifique os setores que mais sofrem com o turnover. Os motivos que levam aos pedidos de demissão ou necessidade de substituição também devem ser levados em questão. Desta forma conseguirá ter as ações corretivas de forma mais assertiva.
  Daniela Lacerda
 
Coluna
Renato Abate
Instagram: @Renato_abate_
renatojornal1@yahoo.com.br